domingo, 18 de dezembro de 2011

Ensaio Ontológico

A noite está escura… Talvez a luz esteja tão cara que mandaram desligar o céu, mas, pelo menos, ainda me tocam nos olhos as luzes da rica cidade. Também chove… As telhas são regadas com o vigor de um tímpano espancado na cadência de uma orquestra. Também está frio, mas a chávena de café escalda-me o toque, enquanto me violenta o gosto e me abre o olfacto.

Sossego o corpo num só trago. Já a cabeça, essa desvariada, insiste, inquieta, em devaneios escusados, mas com uma lucidez que nem sempre possuo.

Apaguem-me o olhar, mas não me cegarão a alma - todo o cego se reconhece ao espelho. Calem-me os ouvidos, mas não deixarei de ser música - todo o mudo cantaria se Deus lhe tivesse dado voz. Tirem-me o perfume da Primavera, mas não me tirarão o prazer de plantar rosas. Afoguem-me o sal do paladar, mas não me impedirão de nadar no mar. Rasguem-me o tacto, mas não deixarei de arder, nem de gelar - toda a pele queimada sente, pelo menos, dor.

Sentindo o mundo mutilado, continuo pensando-o inteiramente. Mais real, mas ainda pouco autêntico, noto que cresci na luz da manhã, na gargalhada alta, no aroma da terra seca, no gosto acre da oliva, no calor do sol. Desde sempre, por isso, construo enganos em mim. Aprendo erros e ensinam-me a errar.

É tempo de me desfazer em verdades. Renasço num outro lugar, como nunca nasceu ninguém. Renasço num mundo que nunca senti, nem sentirei. Renasço inato, sem intenção, com um coração que bate, um par que respira e um corpo que mexe. Uma massa de vida, que nada é mais do que isso. Vida!

4 comentários:

  1. João... pelos vistos sou o primeiro a comentar neste teu blogue e só tenho uma coisa a dizer: acabei de ler um texto extraordinariamente bem escrito. Pelos vistos escreves tão bem como tocas violino. Parabéns e... continua... é um regalo amigo!!!

    ResponderEliminar
  2. LIIIINNNNDDDDOOOOOOO!!!!!!!!!!! (Acredita que é mesmo, embora eu esteja a fingir que o li pela primeira vez...)

    ResponderEliminar
  3. Já agradeci no Facebook, mas como se tratam dos meus primeiros comentários no blogue, são especiais (e muito bonitos :D ), portanto não podia deixar de manifestar, em particular, a minha alegria! Muito obrigado! :D

    ResponderEliminar
  4. Muito bom!!
    Gostei muito!!
    Espero ver outro rapidamente!!

    ResponderEliminar